
Jorge Helder

Samba e amor
Sábado, 01/março | 21h - Cidade Jazz & Blues
Em 2024, Jorge Helder lançou Samba e Amor, um álbum em homenagem aos 80 anos de Chico Buarque, que será apresentado no Festival de Jazz & Blues em Guaramiranga. O repertório inclui as oito músicas do álbum e clássicos de Chico, como “Construção” e “Januária”, celebrando tanto o lado letrista quanto o de melodista do homenageado. O espetáculo reforça a amizade e a parceria musical de mais de 30 anos entre Helder e Chico Buarque, com quem colaborou em discos, turnês e três composições registradas.
O show conta com a participação de Filó Machado e Vanessa Moreno, além de uma banda formada por Thiago Almeida (piano), Stenio Gonçalves (guitarra) e Michael da Silva (bateria).
Jorge Helder: contrabaixista com mais de 40 anos de carreira, cearense radicado no Rio de Janeiro desde 1986, é um dos músicos mais ativos da música brasileira, tendo participado de mais de 350 discos de artistas como Chico Buarque, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Tom Jobim, Dorival Caymmi, Gal Costa, Elza Soares, Roberto Carlos, entre muitos outros. Além de sua atuação como instrumentista, Helder também trabalhou como produtor musical. Em 2020, lançou seu primeiro álbum autoral, Samba Doce, com participações de mais de 40 músicos, incluindo Chico Buarque, Rosa Passos, Dori Caymmi, Renato Braz e o grupo Boca Livre. Dois anos depois, em 2022, lançou Caraó, pela Biscoito Fino, gravado com um quinteto de renome, incluindo Chico Pinheiro (guitarra), Helio Alves (piano), Tutty Moreno (bateria) e Marcelo Costa (percussão), além de participações especiais de Sérgio Santos, Mônica Salmaso, Zé Nogueira e Zé Renato. Esses projetos consolidam Helder não apenas como um talentoso contrabaixista, mas também como compositor e líder de projetos autorais.