
Léa Freire Quarteto

Sábado, 01/março | 16h30 - Cidade Jazz & Blues
A flautista, pianista e compositora Léa Freire é atração no Festival Jazz & Blues. Em formato de quarteto, ela se apresenta ao lado do flautista Heriberto Porto, o contrabaixista Fernando Brandt e o baterista Michael da Silva. Juntos, vão interpretar composições já célebres da artista, em novos arranjos feitos para esta formação, entre as quais “Filomeno”, “Samba do Árvore”, “Samba da Lana” e “Vento em Madeira”. O trabalho com esta nova formação em quarteto começou em 2022 e tem se apresentado em salas de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas e Fortaleza.
Léa Freire: reconhecida pela versatilidade que lhe permite transitar por variados gêneros musicais. Criou a Maritaca Discos, gravadora que há mais de 25 anos dedica-se a promover o rico cenário instrumental brasileiro, com mais de 50 álbuns lançados no catálogo.
Vento em Madeira foi um dos grupos fundados por Léa Freire, com o qual gravou vários CDs e excursionou pelo Brasil e exterior. A artista lançou trabalhos com nomes como o trombonista Bocato (Antologia da Canção Brasileira I e II), o pianista Amilton Godoy, o clarinetista norte-americano Harvey Wainapel, o flautista americano Keith Underwood, o pianista Felipe Senna, a cantora Joyce Moreno, o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, entre muitos outros. Em 2020 lançou seu trabalho CinePoesia, disco solo, ao piano, acompanhado por uma série de filmes criados por Lucas Weglinski.
Heriberto Porto: flautista, é professor no Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará (UECE) desde 1999 onde atua nas disciplinas de flauta transversal, treinamento auditivo, harmonia e improvisação. É flautista nos grupos Syntagma, Quinteto Alberto Nepomuceno e Marimbanda. Atualmente é doutorando em música na UNICAMP onde pesquisa a música da compositora Léa Freire. Estudou no Conservatório Real de Música de Bruxelas, na Bélgica, onde obteve os Diplomas de Primeiro Prêmio (graduação) em flauta e em Música de Câmera e diplomas de Solista (Mestrado) em flauta transversal e Música de Câmera.
Fernando Brandt: contrabaixista é Licenciado em Música pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é Contrabaixista da Orquestra de Câmara da USP (OCAM USP) e se apresenta com artistas e grupos de música instrumental de diferentes formações do cenário paulista.
Michael da Silva: baterista, nasceu em Acopiara, no sertão do Ceará e iniciou-se profissionalmente na música aos 17 anos em grupos regionais de sua cidade. Atualmente é o baterista do Quarteto Marimbanda de Fortaleza. Vem se destacando na cena musical cearense com sua musicalidade sensível, tem participado de diversos projetos e festivais como Piano em Cena , Música na Ibiapaba , Jazz e Blues de Guaramiranga e Choro Jazz junto a nomes como Léa Freire,Jorge Helder, Carol Panesi, Carlinhos Patriolino, Sérgio Groove, Matu Miranda, Natanael Pereira, Nélio Costa, Nonato Lima e Augusto Moreira.