
Yudith Rojas & Niccole Meza Sexteto (Cuba/Venezuela)

Encontro Cuba-Venezuela-Brasil
Domingo, 02/março | 18h - MIS (Fortaleza)
Segunda, 03/março | 17h - Cidade Jazz & Blues
Um encontro inédito de duas talentosas jovens instrumentistas de jazz da América Latina, Yudith Rojas (Cuba) e Niccole Meza (Venezuela), com músicos brasileiros, acontecerá em Guaramiranga, no Festival Jazz & Blues. Será um show onde sons caribenhos e ritmos latino-americanos se entrelaçam com a musicalidade brasileira.
Tradição e inovação no “Encontro Cuba-Venezuela-Brasil”, um show pulsante de diversidade latina, onde a música cubana, brasileira, latin jazz, bossa, salsa, samba e danzón irão reafirmar a importância da conexão e da troca cultural entre os países da América Latina.
Yudith Rojas (trombone) e Niccole Meza (trompete) se apresentam ao lado de Raphael dos Santos (violão), Miguel Dias (baixo), Jéssica Zarpey (percussão) e Lourenço Vasconcelos (bateria).
Yudith Rojas: Nascida em Havana no ano 2000, estudou trombone clássico, piano, composição e improvisação de jazz. Já se apresentou com grandes grupos cubanos e internacionais, compartilhando palcos com músicos de prestígio como Trombone Shorty, Bill Evans, Joaquín Betancourt, Carlos Rivera e Mon Laferte, ganhando reconhecimento por sua versatilidade como trombonista e cantora.Madison Square Garden em Nova Iorque, Olympia em Paris, Kia Forum em Los Angeles, Auditório Nacional na Cidade do México e Kaseya Center em Miami foram alguns dos grandes palcos que já ocupou com suas apresentações, consolidando sua reputação tanto no jazz quanto na música afro-cubana.
Niccole Meza: trompetista venezuelana de apenas 17 anos, já é considerada uma artista extraordinária por notáveis figuras do jazz. Residente na República Dominicana há seis anos, ela se destacou em uma participação improvisada no concerto "Jazz Monday" do percussionista Cuin Curiel. Nessa ocasião, conheceu o maestro Rafelito Mirabal, que se tornou seu mentor.O talento de Niccole começou a florescer em sua terra natal, Barquisimeto, onde recebeu formação no Conservatório de Música Vicente Emilio Sojo e no Sistema Orquestral. Ela reconhece a influência de grandes trompetistas, como Arturo Sandoval, que lhe presenteou com o instrumento que ela tanto estima.Em 2023, Niccole alcançou uma conquista significativa ao obter uma bolsa de estudos para o prestigioso Berklee College of Music Boston, nos EUA. Esta oportunidade surgiu após sua participação no evento Workshops Berklee no Conservatório de Música de Santo Domingo. A bolsa foi patrocinada pelos renomados músicos dominicanos Michel Camilo e Juan Luis Guerra.