ATRAçÕES

Tito Freitas e Thesco Carvalho

Tito Freitas e Thesco Carvalho

Inspirações

Domingo, 11/2 - Cidade Jazz & Blues - 17h

Um mestre do piano e um jovem e renomado trombonista se encontram pela primeiravez no show "Inspirações", que terá sua estreia no Festival Jazz & Blues, nesta edição especial de 25 anos. Tito Freitas e Thesco Carvalho apresentam ao público o resultado de um encontro há muito tempo esperado, maturado nas jam sessions em Fortaleza. Dessa convivência musical, surgiu a ideia de um projeto para destacar piano e trombone, com um repertório formado por temas que influenciaram ambos ao longo de suas trajetórias. O resultado vai se concretizar em Guaramiranga, como um presente para o público desta edição histórica do festival. Com eles no palco vão estar Filipe Mota (contrabaixo) e Michael da Silva (bateria).

Manauara radicado em Fortaleza, Tito Freitas morou por muitos anos no Rio de Janeiro, tocando com inúmeros expoentes da cena nacional, entre os quais Leny Andrade e Emílio Santiago, com quem dividiu palcos e estúdios. Aplaudidíssimo pela improvisação em gêneros como a bossa e o samba, ele traz também um profundo apuro rítmico e harmônico em sua musicalidade. Na capital cearense, contribui com vários artistas e grupos.
Thesco Carvalho é um trombonista que vem construindo uma carreira intensamente elogiada. Foi professor na Escola de Música de Sobral, na região norte do Ceará, e participou de diversas edições do Festival Música na Ibiapaba. É um dos nomes de referência do trombone no estado. Interagindo com artistas do primeiro time em formações variadas, vocais ou instrumentais, Thesco também chama atenção pela junção de consciência e criatividade na improvisação.

"Ele sempre se destaca nas melodias, nas introduções, nos graves e nos médio-agudos... Esse contraste é legal. Enquanto faço melodias no teclado, ele faz contraponto. E em outras vezes, é o contrário. Thesco é um grande músico, e fico muito feliz de fazer pela primeira vez um show com destaque para o piano e o trombone", comenta Tito Freitas.

No repertório do espetáculo "Inspirações", influências do samba-jazz em temas como "O pato", clássico da bossa, a donatinana "Sambou sambou" e a jazzística "Tutu", de Miles Davis, com arranjo de César Camargo Mariano. E ainda, "Devagar com a louça", de Haroldo Barbosa e Luiz Reis, como uma homenagem a Elza Soares. 

VOLTAR