CARREGANDO
Marianna Leporace

Palestrante

Marianna Leporace

Marianna Leporace é cantora, jornalista e produtora, muito atuante no cenário da música independente brasileira, inclusive na área de política cultural. Com doze CDs lançados, entre projetos solo, em duos ou grupos, está nesse momento envolvida com a produção de mais dois álbuns.

Além de seu trabalho solo, forma um duo com a pianista Sheila Zagury, com quem gravou o CD “São Bonitas as Canções”, com as parcerias para teatro de Edu Lobo e Chico Buarque, com a participação dos dois autores. O duo agora prepara um novo projeto com canções do letrista e escritor português Tiago Torres da Silva.

Também integra o trio vocal Folia de 3, ao lado das cantoras Cacala Carvalho e Eliane Tassis, que lançou em 2005, o álbum “Pessoa Rara” em homenagem ao compositor Ivan Lins, que além de participar do projeto, presenteou o grupo com uma música inédita. O trio acabou de lançar nas plataformas digitais, como singles, as quatorze músicas que compõe o projeto “Folia de 3 Canta Márcio Borges”, dedicado à obra deste letrista fundamental do Clube da Esquina, com direção musical de Alain Pierre e participação de Lô Borges.

A cantora está produzindo neste momento o seu próximo álbum solo intitulado “Samba em Família”.

Marianna Leporace é sócia de Sandra De Paoli na empresa Zênitha Produções Artísticas e Culturais LTDA, que cuida da carreira da cantora entre outras atividades. Em setembro de 2018 a Zênitha Produções realizou a primeira edição do Brazilian Baltic Festival, um festival criado por Marianna, Sandra e Solange Karlauskis, produtora brasileira, residente em Riga (Letônia), com o intuito de divulgar a música brasileira na região do Báltico. Em 2021 elas farão a edição online do Festival, com artistas brasileiros e da região do báltico.

Em 2017, consolidou sua parceria com o compositor e produtor musical, Felipe Radicetti, e com o suporte da Zênitha Produções, criaram o projeto “Meu Caro Amigo Chico Buarque”, inicialmente dois concertos em homenagem ao autor, com mais de 40 artistas no palco, na Sala Municipal Baden Powell. Em janeiro de 2018, com este coletivo de artistas, produziram o clipe “Censura Nunca Mais”, uma campanha contra a censura nas artes, com direção musical e música de Felipe Radicetti e letra de Mauro Aguiar. Com a retomada dos concertos em homenagem ao Chico Buarque em 2019, foi criado oficialmente o Coletivo Meu Caro Amigo Chico Buarque, com a direção de Marianna e Felipe para a realização de projetos diversos. Em 2020, já no período da pandemia, o Coletivo gravou a canção “Meu Caro Amigo” de Francis Hime e Chico Buarque, inteiramente produzida pelo celular. Marianna como solista e o coletivo participaram também do vídeo da campanha pela indicação das Brigadas Médicas de Cuba ao Prêmio Nobel da Paz, cuja autoria da música tema “Elogio da Brigada Henry Reeve” é de Felipe Radicetti com letra de Marcelo Biar.

Em 2020, devido à pandemia, retomou seu projeto de entrevistas “Marianna Leporace Convida”, no formato “live”, onde conversa com pessoas da área cultural. O programa acontece todas as sextas-feiras, às 20h, no Youtube. Além de seu projeto de entrevistas, participa de mais três web programas de entrevistas no YouTube: “Folia Vocal”, com seu trio Folia de 3, onde conversam com pessoas da área da música vocal brasileira, no canal do grupo; “Resistir é Preciso”, ao lado de Marília Guimarães e Gilberto Figueiredo, onde conversam com dirigentes de projetos sociais e culturais do país no canal da RedhBrasil; e “Música é Direito”, com Felipe Radicetti e a Dra. Vanisa Santiago, sobre direitos autorais, no canal Música de Propósito, recém criado por Marianna e Felipe para abrigar a produção dos seus projetos em parceria.

Marianna gravou, ao longo da pandemia, diversos vídeos de música brasileira com destaque para o vídeo da música “Água, Mãe Água” de João Bosco, que recebeu o Prêmio Funarte – RespirArte e foi lançado em dezembro de 2020.