SHOWS

Adelson Viana, Nonato Lima e Zé do Norte

Adelson Viana, Nonato Lima e Zé do Norte

Sábado - 18/setembro | 19h30 | Cidade Jazz & Blues

Show: Sanfona Jazz

Em um show concebido especialmente para esta edição do Festival Jazz & Blues, três grandes nomes da música do Ceará para o Brasil se reúnem para brindar o público com as múltiplas possibilidades de arranjos, sonoridades, timbres, ritmos do acordeom. Sanfona Jazz é o título do espetáculo que reúne os aplaudidos Adelson Viana, Zé do Norte e Nonato Lima, todos instrumentistas também destacados como compositores, produtores musicais, entusiastas e divulgadores do acordeom como instrumento para os mais variados gêneros musicais.

"Ficamos muito felizes com o convite. Está todo mundo ansioso pra poder voltar aos palcos, tocar, fazer o que a gente gosta. Desta vez em um espaço aberto, com público presencial e online também, e com esse encontro maravilhoso com Zé do Norte e Nonatinho", destaca Adelson Viana.

"Pensamos em algumas surpresas para o público, algumas coisas inusitadas, trazendo pras sanfonas. E sempre abrindo uma janela pra improvisação, pra liberdade do tocar, que na nossa visão é o que é o jazz: essa liberdade de poder tocar, criar, improvisar, independentemente do estilo".

Compartilhando os muitos espaços possíveis no encontro de três acordeons, em um show que também contará com o contrabaixo acústico de Pedro Façanha e a percuteria de Ígor Ribeiro, Adelson adianta o desafio: "A sanfona é um instrumento em que realmente o executante se solta. Com três sanfonas, tem que segurar os dedos", brinca, sobre o desafio e o prazer de tecer os arranjos para essa formação, dividindo bases, vozes e improvisos, de um jeito que todos participem em prol da musicalidade para o público.

No repertório, temas consagrados e também as citadas "surpresas", do jazz ao acordeom, além de composições de Adelson, Zé do Norte e Nonato Lima e de um momento solo para cada. Encontro de artistas que admiram um ao outro também pelo respeito que devotam à música. Adelson e Zé do Norte, ambos proprietários de estúdios em Fortaleza, se conhecem desde a adolescência, foram sócios, tocaram em banda de baile, compartilharam muitos momentos de estudo do repertório de "standards" do jazz, buscando outros repertórios para o acordeom. "E o Nonato Lima é um jovem acordeonista, muito focado, dedicado, estudioso, que tem um cuidado muito grande com a sua carreira, em tudo que faz. Tem uma musicalidade precoce, admirável. Consegue tocar coisas de difícil execução. Um virtuoso! Isso nos deixa muito felizes de somar esses talentos nesse show". Alegria compartilhada pelo público.

Adelson Viana (Sanfona), Zé do Norte (Sanfona), Nonato Lima (Sanfona), Pedro Façanha (Contrabaixo acústico) e Ígor Ribeiro (Percuteria)

CARREGANDO