SHOWS

Liana Fonteles
Alvany Silva

“Homenagem a Alberto Nepomuceno”
(Prêmio Funarte Festivais de Música 2020)

Liana Fonteles e Alvany Silva

Sábado - 18/setembro | 16hrs | Igreja da Gruta

A programação especial dedicada a Alberto Nepomuceno, Prêmio Funarte Festivais de Música 2020, integrante desta edição especial do Festival Jazz & Blues, tem curadoria do maestro Alfredo Barros, professor da Universidade Estadual do Ceará e regente da Orquestra Sinfônica da mesma universidade.

As apresentações de Giorgi Gelashvili e Alvany Silva, na sexta-feira, e de Liana Fonteles e Alvany Silva, no sábado, são o momento da programação em que  as obras de Nepomuceno serão apresentadas da forma como ele compôs: para piano e voz. "O público do festival terá oportunidade de ouvir a música de Nepomuceno como foi composta", destaca o maestro. Complementando o repertório de cada apresentação, temas populares, com novos arranjos, dentro de uma perspectiva da música lírica.

Liana Fonteles é soprano e professora de música licenciada pela Universidade Estadual do Ceará. Estudou canto lírico na Accademia Lirica Mario Binci, Itália e teve aulas com importantes nomes da ópera, como o diretor cênico Stefano Viziolli, e os cantores Johannes Martin Kränzl, Carlo Colombarae Cynthia Lawrense. Foi professora do curso de Licenciatura em Música da UECE, 2015 – 2017, e do curso de Extensão em Música do CCBJ, 2019. Participou do Ópera Studio de Recife, Oficina de Música de Curitiba, Curso Internacional de Verão de Brasília, Encontro de Canto Lírico de Natal e Festival Eleazar de Carvalho, no qual recebeu o premio Jovens Solistas. Realizou projetos como Cenas de Óperas, Recitais Due Cuori e ArteLírica e se apresentou em diversos concertos no Brasil e Itália com música sacra, música de câmera e óperas, interpretando obras de Händel, Mozart, Donizetti, Puccini, Verdi, Nepomuceno, Villa-Lobos, Chopin, Schubert, entre outros. Ademais Participou do curta metragem “Além da Jornada”, sob direção de Victor Furtado e Gabriel Silveira, do documentário Alberto Nepomuceno – Vida, Música e Nacionalismo, para TV Assembleia, e além de seu trabalho como solista também integrou o Coro Feminino Collegium Cantorum, em Curitiba.

Alvany Silva é Bacharel em Instrumento - Piano pela Universidade Estadual do Ceará e também formado em Piano pelo Conservatório de Música Alberto Nepomuceno. Teve como seus principais mentores Célia Cortez, Nelma Dahas e Duda di Cavalcanti. Participou de Masterclasses com Ilka Vasconcelos, Paul Rutman, Sônia Muniz, entre outros. Na área do canto foi aluno de renomados professores, tais quais, Célia Cortez, João Barreto, Kátia Santana e Giorgi Gelashvili. Além de pianista e cantor, é compositor, arranjador, regente e preparador vocal. Atualmente faz parte do corpo docente e é coordenador do departamento de instrumento s do Conservatório de Música Alberto Nepomuceno, onde leciona piano e canto lírico e popular e laboratório coral. Atua também como pianista da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará. Foi professor na Escola de Música Marta Carvalho. É pianista e preparador vocal do Coral Soul Cantor e do Coral do do Sistema FIEC.

CARREGANDO