Edição 2011

Festival Jazz & Blues 2011
Em 2011, mais novidade. No ano em que a Via de Comunicação e Cultura comemorou 15 anos, o Festival Jazz & Blues ganhou um novo espaço em Guaramirnga, com a criação da Cidade Jazz & Blues. Uma estrutura de 1.500 m2, dos quais, 850 de área coberta, recebeu toda a programação de shows e ensaios abertos da 12ª edição na serra, erguida na rua principal, no espaço do campo de futebol. O espaço, projetado para dar mais conforto e segurança, ganhou a aprovação dos músicos e do público, encantados com a grandeza e qualidade técnica do novo espaço.

O 12º Festival Jazz & Blues levou ao palco a cantora e compositora Carmen Souza, nascida em Portugal com raízes no Cabo Verde; o saxofonista moçambicano Moreira Chonguiça; o renomado gaitista americano Rick Estrin com sua banda Rick Estrin and The Nightcats; o violinista Nicolas Krassik, francês radicado no Rio de Janeiro; a cantora e compositora carioca Joyce Moreno; o multi-instrumentista Arismar do Espírito Santo; Claudio Dauelsberg Trio, formado por Claudio Dauelsberg (piano), Caíto Marcondes (percussão) e Adriano Giffoni (baixo); Zé Menezes, em plena atividade profissional aos 89 anos de idade, acompanhado por Daniela Spielmann (Sax e Flauta) e Marcelo Caldi (piano e acordeon); a cantora carioca Taryn Szpilman; o baiano Amadeu Alves; os grandes instrumentistas cearenses Adelson Viana e Manassés de Sousa; a brasiliense Brazilian Blues Band e, no comando das Jam Sessions, a banda cearense De Blues em Quando.

A edição de 2011 foi marcada ainda por dois grupos de jovens estreantes cearenses: Abanda, grupo de jazz formado por jovens instrumentistas de Nova Olinda, com a participação do gaitista carioca Jefferson Gonçalves; e A Outra Banda da Serra, formada por músicos das cidades do Maciço de Baturité. O sucesso da participação desses músicos como atrações artísticas do Festival Jazz & Blues teve um gosto especial, pois era fruto dos investimentos direto e indireto do Festival na formação artística de jovens instrumentistas.
Na área formativa, na semana anterior ao Carnaval cerca de 130 jovens selecionados de diversas cidades cearenses participaram das Residências Artísticas em Guaramiranga. Eles tiveram aulas práticas e teóricas com Heriberto Porto (CE), Marcos Maia (CE), Caito Marcondes (SP), Claudio Dauelsberg (RJ), Arismar do Espírito Santo (SP), Pádua Pires (CE), Adriano Giffoni (CE/RJ) e Vanildo Franco (CE).