Festival

O Festival Jazz & Blues é uma opção ao tradicional carnaval brasileiro principalmente por ser um contraponto cultural ao que é ofertado em termos de música, atividades e destino turístico. Desde sua primeira edição no ano 2000, acontece na pequena e acolhedora cidade de Guaramiranga, situada no Maciço de Baturité, no Ceará, Brasil.

Com ritmo e compasso diferenciado, cada vez mais atraímos artistas e público para protagonizarem shows, debates e ensaios abertos, entre outras atividades, misturando sons, natureza, cores e harmonia.

O Festival Jazz & Blues valoriza o segmento da música instrumental, do jazz e do blues e envolve mais de 100 profissionais que, por sua qualidade técnica e artística, fazem dele um dos mais importantes festivais do País, reconhecido nacionalmente. Sua programação promove experiências musicais singulares, fruto do encontro entre jovens instrumentistas, artistas renomados, público e instituições públicas e privadas que o apoiam e patrocinam.

O mais longevo dos festivais de jazz no Brasil atualmente contempla ações também em Aquiraz e Fortaleza. Fonte de inspiração para o surgimento de outros eventos do gênero em outras regiões do Brasil, o Festival Jazz & Blues promove a diversidade cultural, incentiva a formação tanto na música, quanto no conjunto de atividades relacionadas à produção do evento, estimula o surgimento de novas plateias, oferta ao público outros universos musicais e busca a sustentabilidade por meio de iniciativas de proteção e conscientização ao meio ambiente, além de contribuir para  o desenvolvimento social, gerando novas oportunidades de emprego e renda.
Por tudo isso, somos um exemplo pulsante do poder da economia criativa.

Depoimentos

Henilton Menezes
ex-secretário de Fomento e Incentivo à Cultura MinC, Gestor Cultural

"A ousadia de levar uma ação com essa qualidade para o interior de um estado nordestino é prova inconteste que existe demanda fora do eixo Rio-São Paulo.”

Antônio Vidal
ex-Diretor comercial do Diário do Nordeste, atual Superintendente da IndaiÁ

“Acreditamos no Festival Jazz & Blues dede seu primeiro momento. Não por nossa capacidade de pensar até onde esse evento poderia chegar, mas pela capacidade visionária apaixonada de suas organizadoras... o Diário do Nordeste tornou-se parceiro até hoje e se Deus quiser para sempre."

Luiz Carlos Nogueira
Empresa Somatéknica

"Geralmente as bandas não trazem técnico de som. Confiam no som do Festival. Conquistamos essa confiança, ao longo da história do evento.”

José Nunes
Diretor de Relações Institucionais - ENEL

"Para nós, o Festival Jazz & Blues tem uma importância enorme, por dar outro viés ao nosso carnaval, trazendo um contraponto importante e abrindo um espaço para visibilidade do Ceará."

Quem Já Esteve Em Nossos Palcos

Pela Cidade Jazz & Blues passaram e passam consagrados ícones da música instrumental brasileira e mundial em shows memoráveis como: Toninho Horta, Guinga, Trio Jobim, Dominguinhos, Hermeto Pascoal, Ivan Lins, João Donato, Leny Andrade, Rosa Passos, Wagner Tiso, Dori Caymmi, Paquito D´Rivera (Cuba), Stanley Jordan (EUA), Jean Jaques Milteau (França), Scott Henderson (EUA), Frères Guissé (Senegal), TootsThielemans (Bélgica), Magic Slim (EUA), Ravi Coltrane (EUA), Artur Menezes, Omar Puente (Cuba), Moreira Chonguiça (Moçambique), Nicolas Krassik (França), J.J. Jackson & Tia Carroll (EUA), Jesuton (Inglaterra/Brasil), Robertinho de Recife, Arismar do Espírito Santo, Carlos Malta, Nonato Luiz, Mimi Rocha, Casa do Blues, Arthur Maia, Nélio Costa, Adelson Viana, Manassés de Sousa, Marimbanda e muitos outros nomes da nossa música.