Ações
Formativas

O Festival Jazz & Blues está com inscrições abertas para as ações formativas que vão acontecer em Guaramiranga, Aquiraz, Maracanaú e Fortaleza no mês de fevereiro, em sua maioria ministradas por instrumentistas que também estarão nos palcos do Festival nesta edição. As atividades são gratuitas, mas as vagas são limitadas. Quem desejar, pode se inscrever em mais de uma atividade. Saiba mais sobre as oficinas e participe!

Minicurso: História do Jazz
com Edson Távora
De 18 a 20/02 (terça a quinta), das 8h às 12h
Local: Auditório do IFCE Campus Guaramiranga
O minicurso abordará conteúdos como: origem do jazz e blues; jazz clássico e contemporâneo; história de vida das personalidades; apreciação musical; história da manifestação artístico-musical; influência do jazz em gêneros musicais; trajetória dos interpretes do jazz, entre outros. O minicurso tem como objetivo estimular o ensino da música em Guaramiranga e cidades vizinhas, bem como a formação de plateia.
Oficina de Guitarra
com Felipe Cazaux
Dia 22/02 (sábado), às 10h
Local: AGUA - Guaramiranga

Dia 29/02 (sábado), às 9h
Local: Casa de Vovó Dedé - Fortaleza
Na oficina que ministra em Guaramiranga e Fortaleza o músico Felipe Cazaux aborda as técnicas da raiz do blues. Expõe como os antigos mestres do gênero conseguiam tocar as bases e os solos sem acompanhamento, como improvisar somente com sua guitarra ou violão e qual a melhor forma de preencher as bases dentro do blues, das baladas e dos grooves. Além disso, apresenta a melhor utilização dos improvisos em escalas menores e maiores dentro do blues, quando utilizar as pentatônicas e como deixá-las mais interessantes ao ouvinte, saindo do lugar comum.
Palestra-concerto: “Compositoras brasileiras”
com Luísa e Natália Mitre
Dia 24/02 (segunda), às 10h
Local: AGUA – Guaramiranga
O duo apresenta obras compostas por mulheres de diversas gerações e estilos da música instrumental brasileira, passando por compositoras do século XIX até os dias atuais. Buscando dar visibilidade à produção autoral feminina no âmbito da música instrumental, Luísa e Natália Mitre interpretam obras de nomes como Chiquinha Gonzaga, Lina Pesce, Luciana Rabello, Lea Freire, Débora Gurgel dentre outras, além de composições autorais. O concerto é permeado por comentários das musicistas, trazendo informações sobre características musicais e sobre a vida das compositoras apresentadas.
Oficina de Improvisação
com Yamile Burich & Ladies Jazz (ARG)
Dia 23/02 (domingo), às 10h
Local: Tapera das Artes - Aquiraz
A atividade visa fornecer aos alunos o entendimento de teoria da música necessária para começar a improvisar. A oficina abordará a progressão básica ii-V-I, bem como progressões alternativas nas chaves principais e secundárias, a progressão padrão do blues e as mudanças de ritmo. Abrangerá o básico das estruturas de acordes, não apenas a partir de partituras, mas também da audição. O grupo fornecerá elementos e repertórios do jazz latino, abordagem lírica e exercícios de aquecimento diário para o desenvolvimento da improvisação em jazz.
Oficina-concerto
com Nonato Lima
Dia 27/02 (quinta), às 15h
Local: Espaço Cegás de Cultura - Fortaleza
Na oficina-concerto o músico abordará o ensinamento e a cultura do acordeon, sua história, as formas de tocar, a sanfona no Nordeste e sua importância para a nossa cultura, além de mostrar método prático de como aprender a tocar. A proposta da oficina é ser uma ação informativa que vem como forma de orientar e mostrar um pouco mais sobre esse instrumento tão delicado que é o acordeon, apresentando a diversidade e a linguagem universal que ele tem através de seu som.
Minicurso de Violão
com João Paulo Moreno
De 22 a 25/02 (sábado a terça), das 14h às 16h
Local: Auditório do IFCE Campus Guaramiranga
O minicurso tem por objetivo apresentar uma breve história do violão, os conceitos básicos tais como melodia, harmonia, formação de acordes, ritmo, além de mostrar as diferentes maneiras de tocar violão: cifrado e solado. O professor abordará também a estrutura das partes que compõem o violão, sua função e nomes (cravelha, capelinha, tirante, braço, cordas, dentre outros). Por fim, será dado destaque à presença do violão em diversos ritmos musicais, como bossa nova, samba e jazz.
Palestra: “Viver de música”
com Jorge Helder
Dia 23/02 (domingo), às 10h
Local: AGUA – Guaramiranga
A atividade tem por objetivo mostrar como se constrói uma carreira musical, por meio das experiências do cearense Jorge Helder, um dos maiores músicos brasileiros. Na ocasião, vai abordar diversas questões referentes ao universo musical, como: quais os primeiros desafios para conquistar o mercado, a importância da qualificação profissional, como se adaptar a um mercado constantemente em transformação, especialmente com a internet, a escolha dos instrumentos e o uso de outros recursos para a qualidade da apresentação e valores dos cachês.
Oficina de Gaita
com Pablo Fagundes
Dia 25/02 (terça), às 10h
Local: AGUA - Guaramiranga

Dia 28/02 (sexta), às 9h
Local: Centro Cultural Banco do Nordeste – Fortaleza
O instrumentista apresenta a diferença entre gaita diatônica e cromática em uma oficina demonstrativa e interativa. Serão abordados temas simples com interpretação nas duas gaitas para exemplificar as principais diferenças entre elas. O pré-requisito para participar da oficina é dispor de uma gaita cromática ou diatônica, para ser utilizada durante a atividade.
Oficina de Vibrafone
com Natália Mitre
Dia 27/02 (quinta), às 16h
Local: Teatro Municipal Dorian Sampaio - Maracanaú
Na oficina para teclados de percussão será trabalhada a criação de arranjos de músicas de um repertório popular brasileiro para o grupo de instrumentos barrafônicos (marimbas, vibrafone e xilofone). Serão trabalhadas ferramentas para harmonização de melodias nos teclados e práticas para o estudo de harmonia e improvisação nesse repertório. A oficina será dividida em duas partes, a primeira voltada para o público iniciante, crianças a partir de 8 anos e demais interessados, em que os jovens tocarão um tema popular de forma mais lúdica, com elementos musicais trazidos para a vivência instrumental. Na segunda parte, já serão trabalhadas práticas mais avançadas, voltadas para os integrantes do Grupo Marimbas de Maracanaú, com a criação coletiva de um arranjo baseado nas ferramentas trabalhadas ao longo da oficina.