PERNAMBUCO

“Rasif”

Amaro Freitas Trio

Dia 22/02, às 17h
Teatro Tapera das Artes - Aquiraz
Gratuito

Dia 23/02, às 17h
Cidade Jazz & Blues - Guaramiranga
Gratuito

Pianista, compositor, arranjador que vem percorrendo o Brasil e alguns dos mais respeitados palcos da Europa e dos Estados Unidos, Amaro Freitas é um dos maiores acontecimentos dos últimos anos na música instrumental. Com dois discos em que aposta de forma convicta e ousada em composições próprias, o artista de 28 anos recria esse repertório no palco, em seus shows em trio, com os excelentes Jean Elton (contrabaixo acústico) e Hugo Medeiros (bateria). Amaro vem trilhando uma carreira exemplar e demonstrando as possibilidades de surgimento - com visibilidade e reconhecimento  - de novos nomes na música brasileira, a partir da cena instrumental.

Os shows do Amaro Freitas Trio exemplificam como o jazz, mais que um gênero musical, é uma forma de tocar. De abordar, compreender, vivenciar a música. Como pianista, Amaro absorveu influências dos grandes nomes do instrumento na matriz da música afroamericana, mas sua criação o leva além, em um diálogo com as multifacetadas heranças brasileiras, principalmente nordestinas. Em seu piano cabem Monk, Jarrett e Corea, Gismonti, Hermeto, Capiba, Moacir Santos. Frevo, baião, maracatu, ciranda, afoxé. Assim, a música de Amaro Freitas se faz duplamente autoral - pelas composições e pela performance, exercitando a um tempo conhecimento e sentimento, liberdade e identidade.

Depois da excelente acolhida a "Ouro Negro", seu disco de estreia, de 2016, Amaro Freitas lançou "Rasif" no final de 2018, já desfrutando merecida visibilidade no circuito da música instrumental, conquistada com muito trabalho, shows e presença em festivais em diversos estados. Ampliou então esse caminhar por outros países. Contratado pelo selo londrino Far Out, apresentou-se no Bari in Jazz e no Grado Jazz (Itália), Unterfahrt Jazz Club  (Munique), Casa da Música (Porto) e nos aclamados Ronnie Scott’s (Londres) e Dizzy’s Jazz Club (Nova York), o clube de jazz do Lincoln Center.

Nesse percurso, conquistou elogios da crítica em importantes mídias especializadas, como  Jazzwise, All About Jazz, BBC Rádio e a referencial revista Downbeat. Porém, entre os tantos encontros possibilitados por meio da arte, o maior deles parece ser o do público brasileiro com as surpresas presenteadas por Amaro. Prova de que nossa música segue extremamente forte e não para de se reinventar. 

Amaro Freitas - piano e composições
Jean Elton - contrabaixo acústico
Hugo Medeiros - bateria

VOLTAR