Ceará

Elas, o Brasil e o Jazz

Quinteto Aqualtune

Dia 23/02, às 17h00
Cidade Jazz & Blues - Guaramiranga
Gratuito

Reunindo grandes musicistas atuantes no Ceará, o show "Elas, o Brasil e o Jazz" destaca o talento e a musicalidade do Quinteto Aqualtune, formado por Luiza Nobel, maior revelação das vozes femininas na capital cearense em 2019, vencedora do Festival de Música da Juventude e selecionada pela Escola Porto Iracema das Artes, Lu Basile (professora universitária, nos teclados e na direção musical), Bárbara Sena (musicista formada na cena do choro e que hoje se destaca também com shows e composições próprios), Mirele Alencar (contrabaixista que atua com vários grupos em Fortaleza) e Ayla Lemos (baterista que também trabalha com diversos artistas e coletivos da cena cearense).

O espetáculo destaca o repertório do disco "Aquarius", lançado em 2012 por Joyce e João Donato, e outros clássicos de ambos os compositores. O encontro do quinteto foi inspirado pela força desses artistas, que tanto contribuem com a música brasileira, ao mesmo tempo em que assimilam influências do jazz e levam para o mundo a nossa forma de cantar, compor, escrever arranjos, improvisar.

Entre os propósitos do Quinteto Aqualtune está dar mais visibilidade à expressiva contribuição das mulheres na cena jazz e instrumental como um todo, no Ceará, reunindo musicistas de diferentes trajetórias, gerações e influências. Além de propor um debate sobre a necessidade de maior presença feminina no cenário instrumental e de incentivar a formação e a continuidade de mais mulheres na cena jazz.

Aqualtune, cujo nome foi escolhido pelo Quinteto por remeter à luta das mulheres e dos negros, seria a mãe de Ganga Zumba e avó materna de Zumbi dos Palmares. Princesa e líder do povo do Reino do Congo na resistência contra os portugueses, foi aprisionada e trazida para o Brasil, vendida como escrava no Recife. Fugiu grávida para o Quilombo dos Palmares, onde contribuiu com seus conhecimentos de organização e combate, sendo fundamental para a consolidação da República de Palmares.

Luiza Nobel - voz
Lu Basile - piano, voz e direção musical
Bárbara Sena - violão, guitarra e voz
Mirele Alencar - contrabaixo elétrico e voz
Ayla Lemos - bateria e voz

Foto: Freddy Costa

VOLTAR