Cantor, compositor, instrumentista, produtor cultural, Tutuca Viana é um dos grandes nomes da cena musical do Maranhão. Promovendo há 12 anos um festival de jazz e blues em Barreirinhas e São Luís, participa pela primeira vez do Festival Jazz & Blues no Ceará, projeto que conhece desde antes da edição inicial, em 2000, quando da elaboração do conceito do evento.
Em seu show mostrará composições próprias, escritas em vários momentos da carreira de 30 anos dedicados à música. "Sou um compositor que vai do martelo até o blues. O bom de compor é que você passeia por tudo. Tem música regional, tem samba, enfim, várias canções pra mostrar as influências mil que a gente tem ao longo do tempo", aponta.
Na apresentação também estarão canções do disco mais recente, "Avessa Manhã", nascido a partir de uma fita cassete,reencontrada recentemente, gravada em algum momento entre os fim dos anos 80 e o início da década de 90. Descoberta pela esposa do compositor, a produtora Renata Rodrigues, a fita logo deixou claro que aquelas canções não poderiam ficar só na lembrança familiar.
Assim nasceu o novo álbum, disponível nas plataformas digitais, com músicas como "Broto", "Segredo", "O caos de cada dia", "Meu grande amor" e "Que prazer", esta em parceria com Zé Renato, do grupo Boca Livre. Já a faixa-título, recorda Tutuca, é remanescente de um festival em que o compositor foi premiado. "Muitos compositores daqui, da minha geração, como Zeca Baleiro, participaram".
No show em Fortaleza, Tutuca Viana contará com uma super banda, reunindo instrumentistas atuantes na cena maranhense e em outros estados, a exemplo do contrabaixista Nema Antunes, que toca com o compositor e pianista Ivan Lins. Mas também receberá convidados da cena de Fortaleza: o percussionista Otto Jr. e o cantor e compositor maranhense, radicado no Ceará, Gildomar Marinho. Um reencontro ludovicense em terras alencarinas.
Tutuca Viana - voz e violão
Israel Dantas - guitarra e violão
Rômulo Viana - guitarra e violão
Marcelo Carvalho - teclados
Nema Antunes - contrabaixo
Nataniel Fofo - bateria